Ejaculação Retardada

Ejaculação Retardada: como curar?

A ejaculação retardada é uma disfunção sexual que atinge 5% dos homens. É a dificuldade de ejacular em uma relação sexual dentro do tempo estimado. O tempo considerado “saudável” para o homem atingir o orgasmo durante o sexo é de 5 a 20 minutos. Após este tempo, se o homem não conseguir ejacular, mesmo com o estímulo contínuo, pode ser considerada ejaculação retardada. Se mesmo após 30 minutos de estímulo sexual o homem não atingir o clímax, talvez seja necessário buscar um médico para descobrir qual é o problema.

Homem frustrado

Assim como a ejaculação precoce, a ejaculação retardada pode afetar a saúde mental do homem. Essa disfunção pode causar desconforto para o homem e para a/o parceiro(a). O desejo sexual e a ereção permanecem, mas o homem não consegue ejacular. Essa disfunção sexual afeta a vida sexual e a saúde mental do homem, já que afeta a autoestima e a confiança, atrapalhando a qualidade de vida sexual.

Causas

Para buscar o melhor tratamento para tratar a ejaculação retardada é necessário saber a causa. A maioria das disfunções sexuais são motivadas por problemas psicológicos. Traumas de infância, problemas com a orientação sexual e até mesmo crença religiosa podem ser fatores que podem provocar a ejaculação retardada. Problemas de ansiedade relacionadas ao desempenho sexual também podem ser uma das causas. A ansiedade referente ao desempenho sexual é mais comum em adolescentes, cuja inexperiência pode causar a ejaculação retardada. A pressão para o homem conseguir engravidar a sua parceira também pode ser uma das razões para a ejaculação retardada.

Outro fator muito comum que atinge adolescentes é a masturbação frequente. Pode ser que a pressão exercida sobre o pênis durante a masturbação seja muito grande. Na hora da relação sexual, é possível que a penetração vaginal não faça uma pressão semelhante, dificultando o estímulo sexual e adiando o clímax. O coito interrompido também pode ser uma das prováveis causas para a ejaculação retardada.

Rapaz adolescente frustrado

O coito interrompido é a retirada do pênis da vagina antes da ejaculação.  Essa prática pode causar a ejaculação retardada, já que é necessário um esforço do homem para segurar a ejaculação. Conversar com a sua parceira para encontrar um método contraceptivo eficiente pode ser uma boa forma de evitar a ejaculação retardada. Lembre-se que o preservativo é um dos melhores métodos contraceptivos, já que previne tanto a gravidez quanto doenças sexualmente transmissíveis.

Como Curar a Ejaculação Retardada?

Um dos tratamentos mais indicados para qualquer tipo de disfunção sexual é a busca por psicoterapia. O psicólogo poderá orientar melhor o homem a resolver seus problemas sexuais e a tratar os traumas que podem ser a raiz da disfunção. Para curar a ejaculação retardada o primeiro passo necessário é a busca pela causa exata do que pode estar causando este problema. Muito comum homens que não aceitam a própria sexualidade, têm problemas com doutrina religiosa, ou até mesmo que sofreram abuso na infância, desenvolvam algum tipo de disfunção sexual.

A terapia pode ajudar a reduzir a ansiedade e ajudar a criar uma consciência das sensações sexuais. Pode estreitar o vínculo entre o casal, melhorando a qualidade de vida ambos. Em casos de estresse e fatores externos, a terapia pode ajudar a estabelecer as prioridades na vida do homem e como lidar com essas questões.

Homem sentado no sofá em uma consulta com psicologa

Em casos de problemas físicos que desencadeiam a ejaculação retardada, pode ser necessário o uso de medicamentos para melhorar o desempenho. Uma das causas pode ser a obstrução dos dutos ejaculatórios, neste caso específico pode ser que a intervenção cirúrgica seja necessária.

Existe a opções de praticar exercícios específicos que ajudam na vida sexual masculina. Os exercícios podem ajudar no controle do orgasmo e a diminuir a ansiedade durante o sexo. O mais indicado é o de controlar a respiração. O exercício de respiração serve para manter a calma durante a relação sexual e a focar nas sensações sexuais. Respire fundo e devagar. Isso ajudará a manter o foco e não tornar a relação sexual desconfortável. Tente se concentrar na respiração e na movimentação da parceira, isso ajudará a aumentar a excitação sexual.

Uma das causas para a ejaculação retardada pode ser o efeito colateral de antidepressivos. O baixo nível hormonal pode afetar a ejaculação. Este problema pode ser resolvido com reposição hormonal e a substituição do antidepressivo para outra composição que não afete a vida sexual. Procure sempre seu médico psiquiatra se for o caso, para tirar suas dúvidas quanto ao medicamento antidepressivo.

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/pusf/v19n2/a07v19n2.pdf

https://www.siicsalud.com/des/pdf/110643.pdf

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/52797/2/Abordagem_Psicoteraputical.pdf

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *