Ejaculação Retardada

Ejaculação Retardada pode Engravidar?

Você sabe o que é ejaculação retardada? É um problema que apenas 5% da população masculina sofre e atrapalha a vida sexual. É uma disfunção sexual que retardada ou até mesmo impede a ejaculação. O tempo estimado para uma relação sexual saudável é de 5 a 20 minutos. O homem que sofre de ejaculação retardada não consegue atingir o orgasmo dentro deste tempo estimado, podendo prolongar até mais que 30 minutos, o que pode causar desconforto para o homem e para a/o parceiro(a). O desejo sexual e a ereção permanecem, mas o homem não consegue ejacular. Essa disfunção sexual afeta a vida sexual e a saúde mental do homem, já que afeta a autoestima e a confiança.

Mão esquerda segurando um relógio.

A ejaculação retardada pode ser temporária ou permanente, sendo causada por problemas psicológicos, como ansiedade, estresse e também medo de engravidar. Problemas com a própria orientação sexual também podem ser um dos motivos. Em casos de ejaculação retardada que se estendem por mais de um mês é indicado procurar um médico urologista ou um psicólogo. É comum em adolescentes e homens idosos e deve ser tratada para não afetar a qualidade de vida.

Causas

As principais causas são problemas psicológicos, como traumas de infância, problemas com a orientação sexual e até mesmo a crença religiosa. Problemas de ansiedade relacionadas ao desempenho sexual também podem ser uma das causas. Um dos tratamentos mais indicados para qualquer tipo de disfunção sexual é a busca por psicoterapia. O psicólogo poderá orientar melhor o homem a resolver seus problemas sexuais e a tratar os traumas que podem ser a raiz da disfunção.

Medicamentos antidepressivos também podem afetar a sensibilidade na hora do sexo. O baixo nível hormonal afeta a ejaculação e pode estar relacionado com substâncias como paroxetina, fluoxetina e dapoxetina, que são inibidores de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer. Este problema pode ser resolvido com reposição hormonal e a substituição do antidepressivo para outra composição que não afete a vida sexual. Procure sempre seu médico psiquiatra se for o caso, para tirar suas dúvidas quanto ao medicamento antidepressivo.

Uma das causas mais comuns para a ejaculação retardada é a masturbação frequente. Comum em adolescentes, pode ser que a pressão exercida na masturbação seja muito grande. Na hora da relação sexual, é possível que a penetração vaginal não faça uma pressão semelhante, dificultando o estímulo sexual e adiando o clímax.

Ejaculação Retardada Engravida?

O problema da ejaculação retardada geralmente dificulta a gravidez, uma vez que a liberação de esperma é necessária para a fecundação acontecer. É possível engravidar apenas com o líquido seminal, que serve para lubrificar o pênis antes da relação sexual, porém é mais difícil de acontecer. Teoricamente para engravidar é necessária uma relação em que aconteça a ejaculação no canal vaginal. Sempre há o risco de engravidar, mesmo com o líquido seminal, porém o homem com ejaculação retardada isso é mais difícil de acontecer.

É possível que a pressão para o casal engravidar possa ser uma das razões para a ejaculação retardada. Pode ser que seja necessário o acompanhamento médico e psicológico se for desejo do casal engravidar. A dificuldade da ejaculação pode estar relacionada com masturbação em excesso, uma das opções para engravidar talvez seja a mudança de hábitos alimentares e físicos. Tratar dos problemas psicológicos também é uma opção para conseguir atingir o orgasmo.

Enquanto que a ejaculação retardada pode ser o motivo de infertilidade, o medo de engravidar a parceira também pode ser um dos fatores determinantes para a disfunção sexual do homem.  A ejaculação retardada pode surgir quando o homem pratica o coito interrompido com frequência. O coito interrompido é a retirada do pênis da vagina antes da ejaculação. Essa prática pode causar a ejaculação retardada, já que é necessário um esforço do homem para segurar a ejaculação. Converse com a sua parceira sobre métodos contraceptivos que seja confortável para os dois. Isso pode ser uma maneira de evitar problemas na hora da relação sexual. Lembre-se que o preservativo é um dos melhores métodos contraceptivos, já que evita tanto a gravidez quanto doenças sexualmente transmissíveis.

 

Fontes:

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/164754/001024193.pdf?sequence=1

http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1340374229Portuguese-Chapter18.pdf

http://www.spandrologia.pt/pdfs/Publicacoes/BibliotecaSPA/No1/No2.pdf

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *