Ejaculação Retardada

Conheça a Ejaculação Retardada

Apenas 5% dos homens sofrem com esse problema. Mas afinal, o que é ejaculação retardada? A ejaculação retardada é um tipo de disfunção sexual que retarda a ejaculação. Considerando que o tempo normal em uma relação sexual para a ejaculação acontecer é de 5 minutos, o homem demora muito mais que esse tempo para atingir o orgasmo. O desejo sexual e a ereção permanecem, mas o homem não consegue atingir o clímax. Esse problema afeta a qualidade de vida do homem, afetando diretamente a vida sexual e a saúde mental, já que afeta a confiança e a autoestima.

Mulher branca consolando homem

Mesmo com o estímulo sexual contínuo, o homem sente a dificuldade extrema de ejacular. Mas por quê? Esse tipo de disfunção sexual pode ser temporária, causada por problemas psicológicos, como ansiedade, estresse e até mesmo medo de engravidar. Também pode ser causado por traumas na infância. É sempre indicado buscar uma terapia para tratar os problemas da vida sexual.

Causas

Para ser considerado um problema, a ejaculação retardada precisa ter uma ocorrência frequente e o tempo para atingir o orgasmo ser maior que 20 minutos com estimulação contínua. Pode atingir desde adolescentes até homens idosos e deve ser tratada para que o desempenho sexual não afete a qualidade de vida. Segundo médicos especialistas, o excesso de masturbação pode ser uma das causas da ejaculação retardada. O excesso de masturbação pode prejudicar a sensibilidade do pênis e a diminuição da sensação de prazer.

Homem e mulher sentados de costas um para o outro

Medicamentos antidepressivos também podem afetar a sensibilidade na hora do sexo. Geralmente relacionado com baixos níveis hormonais, a ejaculação retardada também pode estar relacionada com substâncias como paroxetina, fluoxetina e dapoxetina, que inibem a recepção de serotonina, substância responsável pelo prazer. Em casos de retardo para atingir o orgasmo por conta de medicamentos, talvez uma reposição hormonal seja necessária.

Problemas como diabetes, traumas emocionais e até mesmo conflitos referentes à própria sexualidade podem ser os fatores da ejaculação retardada. É necessário identificar todos os fatores, pois segundo especialistas, dificilmente a ejaculação retardada terá uma causa só. Em casos sem tratamento, o sexo pode se tornar um transtorno de ansiedade, dificultando a associação de sexo com o prazer.

A obstrução dos dutos ejaculadores pode ser uma das causas da ejaculação retardada. A obstrução destes canais pode evitar que a ejaculação aconteça, sendo um dos possíveis motivos para o homem não conseguir atingir o clímax. Para tratar deste problema talvez seja necessário a intervenção cirúrgica. A obstrução dos dutos ejaculadores também pode resultar em infertilidade masculina.

Outras causas para a ejaculação retardada podem ser:

  • Excesso de álcool;
  • Uso de drogas ilícitas, como cocaína e ecstasy;
  • Conflitos sexuais, como a aceitação da própria orientação sexual;
  • Dificuldades no relacionamento (pouca intimidade por exemplo);
  • Traumas emocionais (desde abuso até traições).

Tratamentos

Após o diagnóstico de ejaculação retardada, feito geralmente por um médico urologista, é indicado buscar a psicoterapia. A psicoterapia sexual é o tratamento com um psicólogo voltado para a vida sexual do paciente. Nele é tratado o problema que está afetando a vida sexual do paciente e na melhor solução para melhorar. A disfunção sexual, mesmo a ejaculação retardada, pode ser algum tipo de perturbação na capacidade de sentir prazer perante um estímulo sexual. A psicoterapia sexual irá buscar no paciente o motivo da perturbação, que pode ser estresse, trauma, a própria sexualidade. É sempre benéfico buscar ajuda psicológica, independente de ter qualquer tipo de transtorno.

Homem consultando psicólogo

Uma forma de tentar remediar o problema em casa pode ser deixar de se masturbar por um tempo indefinido. Este método funciona se a causa para a ejaculação retardada seja o excesso de masturbação. Se o toque for reduzido é possível que o orgasmo seja atingido mais rapidamente após um tempo sem o estímulo sexual. Peça para o seu/sua parceira sexual te ajudar a atingir o orgasmo com masturbação.

Quando as causas da ejaculação forem doenças ou transtornos fisiológicos, é indicado buscar um médico urologista. É possível reverter os sintomas com a reposição hormonal ou medicamentos, inclusive medicamentos psíquicos para controlar a ansiedade ou as outras possíveis causas.

Reduza o uso de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas se for o caso. O uso destas substâncias pode interferir no desempenho sexual, sendo na ejaculação precoce ou retardada. A prática de exercícios também é indicada para liberar as tensões e o estresse, melhorando o desempenho sexual do homem.

 

Fontes:

http://www.spandrologia.pt/pdfs/Publicacoes/BibliotecaSPA/No1/No2.pdf

http://www.uel.br/grupo-estudo/analisedocomportamento/disfuncoes-sexuais-masculinas.pdf

https://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/52797/2/psicoterapia-sexualidade.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *