Impotência

Sintomas da Impotência Masculina

É quando o homem apresenta disfunção erétil permanentemente. Disfunção erétil é a incapacidade de ter ou manter uma ereção suficiente para ter uma relação sexual. Psicólogos e médicos afirmam que falhas ocasionais são normais, mas quando é frequente pode ser sinal de impotência sexual. A impotência sexual pode englobar o problema para ejacular, chamada de ejaculação retardada, ou a ejaculação precoce. Você pode ler mais sobre clicando aqui.

Banana descascada.

A disfunção erétil é comum em homens mais velhos, pois o corpo já não é mais tão responsivo em relação às suas funções. Porém, é possível encontrar esse problema em muitos homens jovens, desde adolescentes até homens maduros. Existe a estimativa que aproximadamente 70% dos homens sofram com a disfunção erétil causada por problemas emocionais, enquanto somente 30% dos homens sofre com a disfunção erétil causada por algum problema físico. É interessante esse dado, pois a disfunção erétil que atinge a população mais jovem geralmente é causada por fatores psicológicos.

Quais os principais sintomas?

Confira agora algum dos sintomas da impotência sexual. Lembre-se que a disfunção erétil pode ser o sintoma de algum outro problema e que apesar de ser muito mais comum em homens mais velhos, os homens jovens também devem ficar atentos aos seguintes sintomas:

  • Redução do tamanho e da rigidez peniana
  • Incapacidade para ter uma ereção
  • Incapacidade de manter uma ereção
  • Redução dos pelos corporais
  • Atrofia ou ausência testicular

Quais os principais sintomas em idosos?

A disfunção erétil em homens idosos é muito comum, pois a produção de testosterona já não é tanta quanto em homens jovens. Alguns dos sintomas que a baixa na produção de testosterona pode causar são: redução da libido, falta de ereção, irritabilidade, redução de pelos dentre alguns outros. Um dos sintomas pode ser o pênis deformado, porém existe uma doença muito específica que causa esse sintoma e a disfunção erétil e é chamada doença de Peyronie. Geralmente, o homem fica abalado com a mudança da estrutura do pênis e a dor durante a ereção que acaba desenvolvendo ansiedade.

Mão idosa sobre outra mão idosa.

Geralmente o tratamento para homens com disfunção erétil é a reposição hormonal, que tem a tendencia natural de repor a libido e ajudar na ereção. Entretanto, o homem, principalmente o homem mais velho, deve buscar um médico e pedir um checkup, pode ser que a causa da falta de ereção seja outro problema de saúde.

Doença de Peyronie

A doença de Peyronie é caracterizada pelo desenvolvimento de fibrose ou de nódulos no corpo cavernoso do pênis. Compromete a elasticidade natural do pênis, dificultando a ereção e causando dor. Essa doença também pode causar distorções na forma e na inclinação do pênis. Essa doença costuma se desenvolver em homens a partir dos 50 anos, mas também pode acontecer com homens mais jovens. É possível identificar essa doença apalpando o pênis flácido. É possível sentir os nódulos na região do corpo cavernoso. Em alguns casos, essa doença some espontaneamente sem nenhum tipo de tratamento. Quando isso não acontece, médicos prescrevem medicamentos que agem no metabolismo das células que causam o crescimento das fibras. Este tratamento costuma responder bem.

Quais os principais sintomas em homens jovens?

Os sintomas de impotência sexual em homens mais jovens não é diferente dos sintomas apresentados por homens idosos. A diferença está no tratamento. Enquanto que o homem idoso que apresenta impotência sexual tem maturidade para buscar o problema, o homem jovem nega o problema para ter uma ereção e isso pode desenvolver ansiedade e depressão. Se a falta de ereção em um homem com menos de 40 anos for constante ou permanente, é extremamente necessário buscar um médico urologista o mais rápido possível. Buscar um médico especialista no assunto é a forma mais segura de evitar danos permanentes, principalmente em homens que tentam resolver o problema usando remédios que não foram receitados.

Homem fumando

Se o médico urologista não conseguir encontrar a raiz do problema, ele poderá indicar a busca por um psicoterapeuta. Muitas das vezes a causa da disfunção erétil em homens jovens pode ser somente a ansiedade de desempenho, que é um problema relativamente comum que atrapalha a vida sexual saudável. O terapeuta abordará assuntos referentes à vida sexual do homem e tentará buscar junto com o paciente soluções para os medos, inseguranças e traumas.

Fontes:

http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=3332&fase=imprime

https://www.bbc.com/portuguese/geral-43701527

https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/impotencia-sexual/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *